Buscar - Menus
Buscar - Contatos
Buscar - Conteúdo
Buscar - Fonte de Notícias
Buscar - links

Escola do Legislativo

O que é?
A Escola do Legislativo de Itanhandu, foi criada pela Resolução n° 001/2017, em 01 de Fevereiro de 2017, e é responsável por aproximar a Câmara do Cidadão.

Suas ações são voltadas para Vereadores, Servidores Públicos de Itanhandu e de cidades vizinhas, Lideranças Comunitárias, Comunidade Estudantil, e Cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre Política e Poder Legislativo.

Entre seus objetivos, estão: O Fortalecimento do Poder Legislativo, o Aprimoramento do Serviço Público, e a valorização da Participação Popular.

Dentre suas atribuições, estão:

- Promover e estimular a capacitação política e técnica, de forma continuada, de agentes políticos e servidores públicos em assuntos de interesse político-institucional;

- Desenvolver ações de educação para a cidadania, visando a aproximação da sociedade ao Parlamento Municipal, principalmente a comunidade estudantil; - Planejar e organizar eventos sobre temas de repercussão na sociedade, que contribuam para a educação política e o aprimoramento da prática legislativa.

 

Inauguração

 


 

Palestras:

·      Mediação e Arbitragem em Obras

·      Políticas Públicas e Plano Diretor
       CREA-MG

 

Data: 04.04.2017

Horário: 18:00 horas

Palestra:

MEI - Microempreendedor Individual – Como se formalizar?
Sebrae-MG

Data: 10.05.2017

Horário: 18:00 horas



Curso:

·      Contabilidade e Gestão Pública

SF Auditoria, Controladoria e Treinamento

Data: 27.04.2017 e 28.04.2017

Horário: 18:00 às 21:00


 

Palestra:

·      Saúde e Qualidade de Vida

Manuel Tápia

Data: 11/09/2017 e 12/09/2017

Horário: 20:00 horas



Parlamento Jovem de Minas

          O PJ de Minas é um projeto de formação política destinado a estudantes dos ensinos médio e superior do estado de Minas Gerais. Os jovens que participam do projeto são preparados para, em torno de um tema de abrangência social, formular, debater, votar e eleger sugestões de ações para o poder público. 
          O PJ de Minas é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas, através da Escola do Legislativo, em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC-Minas e Câmaras Municipais do estado. Para minimizar o atual quadro de desinteresse político e levar a população, sobretudo os jovens, a participar e acompanhar a política nacional, estadual e municipal, reconhecendo-se como verdadeiros atores políticos, fazem-se necessários mecanismos que despertem nos jovens e estudantes o interesse em acompanhar a política e saber dos acontecimentos políticos na sociedade.
          A cada ano, um tema de relevância social é debatido pelos jovens, que desenvolvem pesquisas, participam de palestras e de processos formativos sobre o assunto. A partir daí, discutem e elaboram, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema tratado.

Câmara Mirim

          O Câmara Mirim é uma ação educativa promovida pelo Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Estudantes do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelas crianças.
          O Câmara Mirim acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, anualmente, sempre no mês de outubro.

Quem pode participar?

          Crianças de 5º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar do Câmara Mirim enviando um projeto de lei de sua autoria. Os autores das três melhores propostas são convidados do Plenarinho para defendê-las na Câmara. Câmaras Mirins também podem inscrever seus vereadores mirins para participar.

          Os professores interessados em trazer seus alunos participam de um processo seletivo 

 

Para mais informações, entre em contato:

Tel.: (35)3361 3416/ 9 8802-0020

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.